Da sala para a estrada, como começou a aventura.

Km a km, registo das
5 etapas que criaram esta jornada.

Em imagens: lugares e pessoas, protagonistas da viagem.

1000Km, um carro.
A bordo do novo
Opel Meriva.

Nas redacções são frequentes as reuniões para discutir ideias. Na Notícias Magazine, acontecem normalmente à quarta-feira. Podem ser ideias para reportagens de capa ou grandes entrevistas, para se perceber como se aborda a actualidade ou se tratam os assuntos intemporais. Numa quarta-feira de final de Maio, a reunião pedia ideias para Julho. Pensar e preparar a edição número mil desta revista. São mil semanas (19 anos e três meses) a sair para as bancas, sem interrupções.

Os jornalistas são em regra avessos a edições temáticas. Porque elas prendem os textos a um único assunto, quando a realidade é diversa. Pior: o número mil é tramado para ter ideias. Tão redondo que irrita. Mas o jornalismo tem uma técnica infalível para resolver os dramas: ir para o terreno. Vistos da estrada, mil quilómetros são um país inteiro. O resto é ouvir as ideias das pessoas, conhecê-las e mostrá-las.

Cumpra-se o trajecto de norte para sul, evitando as grandes áreas metropolitanas, os grandes laboratórios, as grandes empresas. Prefiram-se as ideias nascidas num curral de cabras, nas escarpas afiadas de um vale, numa aldeia à beira do abandono. Estas são histórias de portugueses que não inventaram nada, mas tiveram um golpe de génio. Tal como acontece com as reportagens, a melhor ideia é muitas vezes a que já lá estava, mas ninguém tinha reparado.